Fim da Cúpula do Clima, censo do IBGE suspenso e mais da noite de 23 de abril

As notícias mais importantes da noite desta sexta-feira, 23 de abril de 2021

Da CNN, em São Paulo
23 de abril de 2021 às 19:58 | Atualizado 23 de abril de 2021 às 20:05

O final da Cúpula do Clima, a autorização da Anvisa para novas fábricas de oxigênio medicinal no país e a suspensão do Censo do IBGE este ano são alguns dos destaques da noite desta sexta-feira, 23 de abril de 2021.

Oxigênio

A Anvisa autorizou novas fábricas a produzir oxigênio medicinal no Brasil. Essa medida reforça a capacidade de fornecimento do insumo, que é essencial no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no país.

Autorização pendente

Amapá e Piauí conseguiram autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para importar e aplicar a vacina Sputnik V, caso a Anvisa não decida sobre o imunizante. Ceará e Maranhão já tinham conseguido o mesmo direito. A Anvisa anunciou que vai definir a situação da vacina na semana que vem.

Balanço

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, celebrou os novos compromissos ambientais assumidos por líderes mundiais, ao final da Cúpula do Clima, evento virtual organizado pela Casa Branca. Após participação, Jair Bolsonaro disse que as críticas à política ambiental do governo brasileiro não se justificam.

Suspenso

O censo do IBGE ficou de fora do Orçamento e não vai ser realizado em 2021. A peça orçamentária passou pela sanção do presidente da República, após veto de R$ 19,8 bilhões e bloqueio de R$ 9,2 bilhões em despesas de ministérios e estatais. A pasta da Educação foi a mais atingida.

No espaço

Space X lançou um foguete com 4 astronautas rumo à estação espacial. O objetivo da missão é estudar 'chips de tecido', uma tecnologia que gera pequenos modelos de órgãos humanos.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em https://newsletter.cnnbrasil.com.br