Wajngarten na CPI, Tom Cruise devolve Globos de Ouro e mais de 12 de maio

5 Fatos Tarde, apresentado por Roberta Russo, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
12 de maio de 2021 às 13:08

O depoimento do ex-secretário de Comunicação Social Fabio Wajngarten na CPI da Pandemia, o boicote endossado por Tom Cruise ao Globo de Ouro e o conflito na Faixa de Gaza estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta quarta-feira, 12 de maio de 2021.

Depoimento de Wajngarten

A CPI da Pandemia ouve o ex-secretário de Comunicação Social Fabio Wajngarten, que foi incluído no plano de trabalho da comissão após uma entrevista à revista Veja. Na reportagem, ele responsabilizou o Ministério da Saúde, durante a gestão de Eduardo Pazuello, pela demora na compra das vacinas da Pfizer.

Conflito em Gaza 

O estado de Israel realizou centenas de ataques aéreos em Gaza nesta quarta-feira e militantes palestinos retribuíram com vários disparos de foguetes em Tel Aviv e na cidade de Beersheba, no Sul, em meio às hostilidades mais intensas da região em anos. Pelo menos 43 pessoas foram mortas em Gaza desde a escalada da violência na segunda-feira.

Doses da Pfizer

O terceiro lote com doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 deve chegar ao Brasil hoje, de acordo com a farmacêutica americana. São mais 628.290 doses que chegarão em um voo no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.

Processo contra aéreas

A Air France e a Airbus irão a julgamento por causa de um acidente em um voo entre Rio de Janeiro e Paris em 2009 que matou 228 pessoas. A determinação surgiu do Tribunal de Apelações de Paris nesta quarta-feira. O veredicto reverte uma decisão de 2019 de não apresentar acusações contra nenhuma das empresas em reação à tragédia, na qual os pilotos perderam o controle do Airbus A330 depois que o gelo bloqueou sensores da aeronave.

Ator devolve Globos de Ouro

O ator Tom Cruise resolveu devolver três troféus do Globo de Ouro, após a premiação ser envolvida em uma série de polêmicas sobre a falta de diversidade e supostos subornos em troca de indicações ao prêmio. Cruise venceu o Globo de Ouro pela primeira vez em 1990, por "Nascido em 4 de julho", e repetiu o feito em 1997, por "A Grande Virada", e em 2000 por "Magnólia". O ator, de acordo com a CNN americana, enviou as estatuetas para a sede da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br