Depoimento de Ernesto Araújo na CPI da Pandemia e mais da tarde de 18 de maio

5 Fatos Tarde traz as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
18 de maio de 2021 às 14:18 | Atualizado 18 de maio de 2021 às 14:18

 

O depoimento do ex-ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) na CPI da Pandemia, as ameaças sofridas pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a elevação das estimativas de inflação e PIB para 2021 estão entre os destaques do 5 Fatos Tarde desta terça-feira, 18 de maio de 2021. 

CPI da Pandemia

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores do governo Jair Bolsonaro está sendo ouvido nesta terça-feira (18) na CPI da Pandemia. Logo no início do depoimento Araújo negou ter tido conflito com a China e disse não ser responsável pela falta de insumos para vacina vindos da China. Ele chegou a ser interrompido pelo presidente da CPI, Omar Aziz, por estar - segundo o senador - "faltando com a verdade".

Randolfe Rodrigues

O vice-presidente da CPI da pandemia, Randolfe Rodrigues denunciou à comissão que vem recebendo ameaças pelo celular. Em ofício entregue ao presidente da CPI, Omar Aziz, nesta terça-feira (18), o senador solicita providências da Polícia Federal ou da Polícia Legislativa do Senado, a fim de investigar a origem das mensagens e quem disseminou seu contato em grupos.

Habeas corpus

Ministro Luiz Fux enviou ao ministro Ricardo Lewandowski uma ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, para ter o direito de não se autoincriminar durante depoimento à CPI da Pandemia. O interrogatório está marcado para quinta-feira (20). Anteriormente, a ação havia sido distribuída para o ministro Gilmar Mendes, que pediu a redistribuição. Lewandowski é o relator da ação em que Pazuello pede para ficar em silêncio.

Crescimento do PIB

O ministério da Economia elevou as estimativas de inflação e do crescimento PIB (Produto Interno Bruto) para 2021, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Política Econômica nesta terça-feira (18). A estimativa de crescimento do PIB para este ano aumentou de 3,2% para 3,5%. Para 2022, no entanto, a projeção é de 2,5%. Já a previsão de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (ipca), ficou em 5,05% para este ano. No boletim anterior, divulgado em março, a estimativa era de inflação de 4,42%. Para o ano que vem, a projeção ficou em 3,5%.

Ciclone na Índia

A Marinha da Índia procura por mais de 80 desaparecidos após um ciclone devastar regiões do país. Uma enorme missão de resgate aéreo e marítimo foi montada para petroleiros e tripulantes desaparecidos, cuja embarcação afundou em mar agitado após um ciclone que destruiu a costa oeste do país.

Libertadores da América

Na internet, estão entre os mais buscados os jogos de times brasileiros na Libertadores da América 2021: São Paulo, Fluminense e Palmeiras entram em campo hoje.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

O ex-chanceler Ernesto Araújo durante depoimento na CPI da Pandemia nesta terça-feira (18)
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado