Ernesto Araújo depõe na CPI, distribuição de vacinas e mais de 18 de maio

5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
18 de maio de 2021 às 20:38 | Atualizado 18 de maio de 2021 às 21:14

O depoimento do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo na CPI da Pandemia, o habeas corpus de Mayra Pinheiro negado pelo STF e a distribuição de vacinas pelo Ministério da Saúde estão entre os destaques do 5 Fatos Noite desta terça-feira, 18 de maio de 2021.

'Capitã Cloroquina'

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o pedido de habeas corpus da secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, conhecida como "Capitã Cloroquina". A médica havia pedido para ficar em silêncio na CPI da Pandemia. Ela será ouvida na quinta-feira (20) pelos senadores.

Ernesto Araújo na CPI

Em depoimento na CPI da Pandemia, Ernesto Araújo declarou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu ajuda ao Itamaraty para viabilizar a importação da cloroquina. O ex-ministro das Relações Exteriores também afirmou que o Brasil não agradeceu a Venezuela sobre a doação de oxigênio para o Amazonas. 

Insumos para vacinas 

As seringas e agulhas contratadas pelo Ministério da Saúde para vacinação contra a Covid-19 vão atrasar pelo menos três meses para chegar ao Brasil. A previsão foi passada à CNN pela indústria responsável pela fabricação dos insumos. Com esse atraso, as seringas recomendadas para a aplicação da Coronavac só estarão disponíveis em setembro.

Distribuição de vacinas

Ministério da Saúde começou a distribuir 6,4 milhões de doses das vacinas de Oxford, Coronavac e da Pfizer. Apenas 12 estados brasileiros vão receber o imunizante do Instituto Butantan, que será usado para a aplicação da segunda dose.

Biden sobre conflito em Israel

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou apoio ao cessar-fogo entre Israel e os militantes do Hamas. O presidente falou por telefone com primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br