CPI ouve Mayra Pinheiro, produção de vacinas na Fiocruz e mais de 25 de maio

Confira o '5 Fatos Manhã', apresentado pela âncora da CNN Elisa Veeck

Da CNN, em São Paulo
25 de maio de 2021 às 06:48 | Atualizado 25 de maio de 2021 às 06:49

O depoimento de Mayra Pinheiro na CPI da Pandemia e a retomada da produção de vacinas na Fiocruz estão entre os destaques do 5 Fatos Manhã desta terça-feira, 25 de maio de 2021. 

CPI da Pandemia

A CPI da Pandemia entra hoje na quarta semana de depoimentos. A interrogada do dia é a secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, que ficou conhecida pelo apelido de "Capitã Cloroquina" por defender o medicamento que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19.

Governadores na CPI

O presidente da CPI da Pandemia, Omar Aziz, afirmou que vai colocar em votação a convocação de nove governadores e 12 prefeitos e ex-prefeitos para prestarem depoimentos. A comissão quer investigar o desvio de recursos destinados ao combate da pandemia. 

Vacinas

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deve retomar a produção de vacinas da AstraZeneca/Oxford hoje, cinco dias após paralisar a fabricação por falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), principal insumo para produção do imunizante. No fim de semana, a Fiocruz recebeu mais uma remessa dos insumos, que devem ser suficientes para fabricar cerca de 12 milhões de doses da vacina. 

Pazuello

O Exército decidiu abrir um procedimento disciplinar contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello por ter ido ao ato no Rio de Janeiro com o presidente Jair Bolsonaro no último domingo (23). Como general da ativa, ele só poderia participar com autorização do comando do exército, o que não ocorreu.

Acidente na Malásia

Mais de 200 pessoas ficaram feridas na Malásia quando dois trens metropolitanos colidiram em um túnel subterrâneo na capital Kuala Lumpur. O incidente ocorreu por volta das 20h45 no horário local, quando um dos trens - que estava vazio depois de ser reparado - colidiu de frente com outro que transportava 213 passageiros.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br