Chuva no RJ: muro desaba e deixa um morto e três feridos

Passagem de frente fria pela região Sudeste causou chuva forte em diferentes cidades do do estado do Rio de Janeiro

Ana Lícia Soares, da CNN, no Rio de Janeiro
31 de maio de 2021 às 14:05
Rio de Janeiro – Chuvas provocam deslizamento e morte
RJ: Uma pessoa morreu e três ficaram feridas depois que um muro desabou sobre um carro na noite de domingo, 30, em meio a um temporal em Tribobó, em São Gonçalo
Foto: Jose Lucena/The News2/ Estadão Conteúdo

Uma pessoa morreu e três ficaram feridas após um muro desabar sobre um carro durante a forte chuva que atingiu São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, durante a noite deste domingo (30). 

De acordo com o Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro, uma das vítimas, Ana Carolina P. Oliveira, já foi encontrada morta. Maria de Souza, de 53 anos; Claudio da Costa, de 52, e uma criança de 11 anos também estavam no veículo. Eles foram levados para o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói. 

Na capital, moradores de 30 comunidades tiveram que deixar suas casas após a Defesa Civil acionar as sirenes de emergência neste domingo. A medida foi adotada após registro de 40 milímetros de chuva em uma hora nas estações pluviométricas do município. 

Motoristas e pedestres também foram prejudicados. A Avenida Niemeyer e a Estrada Grajaú-Jacarepaguá, importantes vias localizadas, respectivamente, nas zonas sul e norte, tiveram que ser fechadas devido à chuva. 

Por causa do temporal, a cidade do Rio chegou a entrar em estágio de Atenção, terceiro nível de uma escala de cinco, e significa que, no momento, havia ocorrências impactando a rotina de parte da população. Às 23h30, a cidade passou para o estágio de Mobilização, devido à redução da chuva, desligamento das sirenes e liberação das vias interditadas. 

De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a previsão para esta segunda-feira (31) é de chuva moderada a forte, com raios e rajadas de ventos moderados (entre 18,5km/h e 51,9km/h) a fortes (entre 52km/h e 76km/h).

Também na noite deste domingo, os forros dos tetos do Via Parque, na Barra da Tijuca, zona oeste, e do Caxias Shopping, na Baixada Fluminense, desabaram. Ninguém ficou ferido.

As assessorias de imprensa do Via Parque e do Caxias Shopping informaram que os estabelecimentos registraram vazamentos de água devido à forte chuva que atingia o estado do Rio. As manutenções foram acionadas e não houve necessidade de fechamento.