Amazonas pede Força Nacional, auxílio emergencial e mais de 7 de junho

5 Fatos Tarde apresenta as principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
07 de junho de 2021 às 13:51

A primeira viagem da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, a crise de segurança no Amazonas e a discussão do governo brasileiro para prorrogar o auxílio emergencial estão entre os destaques desta segunda-feira (7).

Vacinação

Em São Paulo, gestantes e puérperas acima de 18 anos e sem comorbidades podem receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 a partir desta segunda (7). Cerca de 400 mil mulheres serão vacinadas nesta etapa.

Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima, pediu envio da Força Nacional ao estado com urgência, por causa da escalada de violência promovida por bandidos. As ações acontecem em retaliação à morte de um traficante de drogas da região. Diversos prédios foram invadidos por pessoas armadas e também incendiados, como bancos, escolas, postos de saúde e delegacias de polícia.

Auxílio emergencial

Com o atraso na vacinação do país, o governo federal avalia estender o auxílio emergencial por um curto período, em uma espécie de transição para a criação do novo formato do Bolsa Família. A ideia discutida pelos ministérios da Economia e da Cidadania é prorrogar o benefício emergencial por mais dois ou três meses. A informação é do analista Gustavo Uribe.

Trocas na Saúde

O governo federal trocou servidores que ocupavam cargos estratégicos no ministério da Saúde. As publicações de exoneração e dispensa constam no Diário Oficial da União de hoje.

Kamala Harris

A democrata Kamala Harris faz entre hoje e amanhã sua primeira viagem internacional, como vice-presidente dos Estados Unidos, à Guatemala e ao México. A visita faz parte dos esforços para tentar conter o fluxo migratório pela fronteira dos EUA com o México.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br