Quinto traficante suspeito de ordenar ataques no Amazonas é preso

Até esta quarta-feira (9), a polícia do estado já havia detido 35 suspeitos de envolvimentos com os ataques que aconteceram no fim de semana

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo
10 de junho de 2021 às 10:30 | Atualizado 10 de junho de 2021 às 10:34
Ônibus incendiado em Manaus, no Amazonas
Ônibus incendiado em Manaus, no Amazonas, durante ataques criminosos
Foto: Edmar Barros/Futura Press/Estadão Conteúdo

Uma operação policial coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) prendeu durante a noite desta quarta-feira (9), o quinto traficante apontado como um dos organizadores de ataques criminosos registrados no estado no último final de semana. 

Gabriel Marques de Moura, 23 anos, foi localizado pelas equipes policiais no bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus, com drogas e um revólver calibre 38. Até esta quarta, a polícia havia prendido ao menos 35 suspeitos envolvidos nos ataques

Após os ataques criminosos com incêndios em ônibus, viaturas e ambulâncias, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, anunciou nesta segunda-feira (7) o envio de tropas da Força Nacional para Manaus.

De acordo com as investigações policiais, o traficante preso nesta quarta-feira integra uma facção criminosa oriunda do Rio de Janeiro e era subordinado ao traficante Ederfran de Oliveira Silva, vulgo "Neném", preso nesta segunda-feira, na capital. "Neném" também é apontado como um dos idealizadores da ação criminosa. 

Moura estava escondido na casa da ex-mulher e foi preso por volta das 19h desta quarta. Com extensa ficha criminal, esta é a sétima passagem policial dele. Ele não apresentou resistência no momento da prisão e entregou onde escondia arma e drogas. Com ele, os policiais apreenderam quase meio quilo de entorpecentes, entre pasta base de cocaína e maconha.

O caso foi levado ao 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Santo Agostinho, na zona oeste de Manaus.