Marco Aurélio Mello se aposenta do STF, vacinação em SP e mais de 12 de julho

Confira o '5 Fatos Manhã', com as principais notícias do dia

Da CNN, em São Paulo
12 de julho de 2021 às 07:08 | Atualizado 12 de julho de 2021 às 07:15

A aposentadoria de Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) e o novo cronograma de vacinação contra a Covid-19 em São Paulo são os destaques do 5 Fatos Manhã desta segunda-feira, 12 de julho de 2021.

STF

A aposentadoria de Marco Aurélio Mello encerra uma história no Supremo Tribunal Federal (STF). Indicado por Fernando Collor de Mello em 1990, Marco Aurélio chega hoje aos 75 anos, a idade-limite para permanecer na Corte. Com a aposentadoria, todos os 10 ministros do STF remanescentes chegaram ao Tribunal no atual século, com o posto de decano passando ao ministro Gilmar Mendes, indicado no último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, em 2002.

Pesquisa

Um recorte da pesquisa Datafolha publicada ontem mostra que 58% dos entrevistados são contra a participação de militares da ativa no governo, 62% são contra a presença dos mesmos em atos políticos. A pesquisa ouviu 2.064 pessoas com mais de 16 anos nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. 

Vacinação em SP

O governo de São Paulo anunciou, durante coletiva de imprensa, o início da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos no dia 23 de agosto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a imunização para essa faixa etária, mas apenas com doses da Pfizer.

Cuba

Milhares de cubanos saíram às ruas em raros protestos para reclamar da falta de liberdade e do agravamento da situação econômica, segundo manifestantes que falaram à CNN, bem como evidenciado em vídeos que pareciam mostrar protestos pelas cidades do país.

Haiti

A polícia haitiana afirmou ter prendido um dos supostos autores do assassinato do presidente Jovenel Moise. O suspeito é um homem haitiano que as autoridades acusaram de contratar mercenários para expulsar e substituir Moise.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br