Declarações sobre voto impresso, verbas federais liberadas e mais de 22 de julho

5 Fatos Noite, apresentado por Carol Nogueira, repercute principais notícias do Brasil e do mundo

Da CNN, em São Paulo
22 de julho de 2021 às 19:46

Declaração pública do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, a favor do voto impresso, a entrevista do deputado federal Rodrigo Maia (sem partido) à CNN, as novas regras para não-vacinados na Itália e mais da noite desta quinta-feira, 22 de julho de 2021. 

Defendeu publicamente

O ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, usou um ato público para defender publicamente o voto impresso. Ele disse que Brasil quer um sistema de votação mais transparente. Na sequência, presidentes de cinco partidos afirmaram que estão dispostos a enterrar a discussão sobre o voto impresso na Câmara dos Deputados, no início de agosto.

Criticou publicamente

À CNN, o deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ) defendeu o fim do debate sobre a impressão do voto eletrônico. O ex-presidente da Câmara disse que se trata de um mecanismo usado para enfraquecer a segurança das eleições.

Para a PGR

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido de investigação contra o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) por possível denunciação caluniosa contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. Essa ação foi apresentada pela Polícia Federal a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Verbas

O secretário especial da Fazenda, Bruno Funchal, confirmou nesta quinta-feira o desbloqueio de R$ 4,5 bilhões do orçamento. O movimento foi possível devido ao aumento na projeção de receitas primárias líquidas para 2021. O anúncio foi feito em uma apresentação do relatório de receitas e despesas do terceiro bimestre do ano.

Regras

A itália anunciou regras para quem ainda não se vacinou contra a Covid-19 no país. A partir do dia 5 de agosto, apenas pessoas vacinadas ou com teste PCR negativo para a doença poderão frequentar a parte interna de bares e restaurantes, estádios e museus.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia
Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo