Chuvas deixam uma em cada dez cidades brasileiras em situação de emergência

No total, são 549 municípios com emergência declarada; Bahia e Minas Gerais concentram a maior parte dos atingidos

Pedro Duran e Giulia Alecrimda CNN

Ouvir notícia

Pelo menos 549 cidades brasileiras já decretaram situação de emergência depois de serem afetadas pelas chuvas de verão entre o fim de 2021 e o início de 2022. A maior parte delas está em Minas Gerais e na Bahia, mas os estragos se estendem a Goiás, Pará, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, São Paulo e Maranhão. Ao todo, são dez estados.

O total de municípios em situação de emergência por conta das chuvas equivale a 9,85% do Brasil. Ou seja, praticamente uma a cada dez cidades do país.

O levantamento da CNN feito com base nos dados da Defesa Civil dos estados aponta ainda que mais de 133 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Há bairros, cidades e até regiões debaixo d’água. Os problemas afetam cidades grandes, médias e pequenas e até cidades turísticas, que vinham tentando fazer a economia voltar a girar. É o caso de Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO) e Porto Seguro (BA).

Ao decretar situação de emergência, o município pode ter acesso a recursos federais com mais facilidade e fazer compras sem licitação, inclusive rompendo as metas fiscais, com o objetivo de sair da crise.

Estados afetados

Em Minas Gerais, as chuvas deixaram vítimas em grandes cidades como Uberaba, Montes Claros, Contagem e a capital, Belo Horizonte. Mais de um terço das cidades mineiras está em situação de emergência.

No Rio de Janeiro, a cheia do rio Paraíba do Sul provocou o rompimento do dique de Barcellos, fazendo São João da Barra decretar emergência nesta quarta-feira (12). Os trabalhos para conter a água envolvem caminhões de pedra e uma draga. Seis cidades do estado estão em situação de emergência. No Pará, os impactos foram causados especialmente pelo transbordamento dos rios Tocantins e Itacaiúnas.

A Bahia atualizou na noite dessa quarta o número de cidades afetadas pelas chuvas para 191, das quais 175 decretaram situação de emergência. Os sete últimos foram Barra, Botuporã, Esplanada, Governador Mangabeira, Igaporã, João Dourado e São Gabriel.

Veja a lista dos locais afetados por estado:

  • 32 municípios afetados no Tocantins, sendo 4 em situação de emergência
  • 7 municípios em situação de emergência no Maranhão
  • 191 municípios afetados na Bahia, sendo 175 em situação de emergência
  • 6 municípios em situação de emergência no Rio de Janeiro
  • 1 município em situação de emergência no Pará
  • 341 municípios em situação de emergência em Minas Gerias,
  • 15 municípios em situação de emergência em Goiás,
  • 1 município em situação de anormalidade em São Paulo
  • 1 município atingido no Piauí

Total: 595 cidades atingidas, das quais 549 em situação de emergência

Mais Recentes da CNN