Árvore de Natal da Enseada de Botafogo terá 2 milhões de luzes de LED

A maior árvore já montada em mar — com 80 metros de altura — será inaugurada dia 30 de novembro

Rafaela Cascardo, da CNN Brasil, Rio de Janeiro
Árvore de Natal da Enseada de Botafogo (RJ) terá altura de prédio de 30 andares e mais de dois milhões de luzes de LED  • Divulgação
Compartilhar matéria

A árvore de Natal da Enseada de Botafogo, um dos principais pontos turísticos do Rio, vai ter 80 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares. Prevista para ser inaugurada no próximo dia 30, a estrutura terá ainda 2,3 milhões de lâmpadas de LED e jatos de água na base. Os detalhes foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (11) com os idealizadores do projeto.

Toda a estrutura está sendo montada no estaleiro Mauá, em Niterói, na Região Metropolitana, e viajará flutuando até a Enseada, onde será posicionada a cerca de 100 metros da areia. O peso da árvore equivale a 1.800 carros populares. A construção foi projetada para resistir a ventos fortes, característica da região.

A expectativa é que a inauguração, que vai ocorrer em um domingo, atraia entre 60 e 70 mil pessoas. Além do acendimento da árvore, previsto para às 19h, os expectadores poderão curtir um espetáculo de fogos, show de samba com Pretinho da Serrinha, além do coral da Marinha do Brasil. Montada até o dia 6 de janeiro, ao todo, espera-se que cerca de 650 mil pessoas marquem presença na atração.

“Agora chegou o momento dos eventos e das grandes atrações melhorarem a experiência do turista na cidade. O Natal do Rio, num lugar emblemático como esse, um cartão-postal do Brasil, que é o Pão de Açúcar, terá essa oportunidade. O carioca e o turista poderão vivenciar uma noite natalina, e não meramente olhar uma árvore parada que só traga boas memórias”, afirmou Alexandre Accioly, da Accioly Participações, idealizadora do projeto.

A Praia de Botafogo ainda receberá uma série de experiências, como decoração natalina e música nos túneis de travessia de pedestres. Com o patrocínio de empresas como Amil, Light e Coca-Cola, uma vila gastronômica vai enriquecer a experiência na chamada arena natalina, além de shows todos os fins de semana.

“Com o cenário com o Pão de Açúcar, a gente vai poder internacionalizar a árvore. Esse sonho está sendo realizado. Imaginávamos fazer a árvore na Olimpíada de 2016, mas não tivemos recursos”, disse Abel Gomes, diretor criativo e sócio da SRCOM, agência responsável por eventos importantes como o réveillon de Copacabana e as Olimpíadas Rio 2016.

A recomendação é que o público utilize o transporte público. Um esquema especial de metrô está sendo negociado para proporcionar mais comodidade ao público. Com o apoio da Prefeitura do Rio, do Governo do Estado e da Marinha do Brasil, a atração vai ter esquema especial de segurança e trânsito que será posteriormente divulgado.