Golpe com gravação de voz em chamada telefônica cresce no Rio; veja alertas

Criminosos simulam ligação de órgãos públicos para aplicar fraudes financeiras

Camille Couto, da CNN Brasil, Rio de Janeiro
Brasil tem adoção massiva das plataformas digitais, o que facilita a aplicação de golpes  • Dragana_Gordic/Freepik
Compartilhar matéria

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro emitiu um alerta sobre um novo golpe em que criminosos se passam por representantes da pasta e de delegacias de polícia para enganar vítimas.

Segundo as autoridades, os golpistas entram em contato por telefone alegando tratar de uma suposta ocorrência. Com discurso convincente e tom aparentemente oficial, induzem a pessoa a permanecer na ligação e a responder perguntas simples, durante as quais a voz é gravada.

Posteriormente, os criminosos utilizam tecnologias de manipulação de áudio para simular a voz da vítima em contatos com familiares ou amigos, solicitando transferências de dinheiro ou favores com urgência.

Orientações da Secretaria

“Os criminosos estão cada vez mais sofisticados. É fundamental que a população esteja atenta e adote medidas simples de checagem, como realizar uma vídeo chamada para confirmar a identidade da pessoa”, afirma o delegado Pablo Sartori, subsecretário de Inteligência.

A Secretaria reforçou que não solicita dados pessoais por telefone e que todos os casos relatados estão sendo investigados. A Polícia Civil recomenda que cidadãos confirmem qualquer ligação suspeita diretamente pelas delegacias ou pelos telefones oficiais no site da instituição.

Dicas de segurança

  • Desconfiar de ligações inesperadas em nome de órgãos públicos
  • Evitar fornecer informações pessoais ou financeiras por telefone
  • Confirmar a identidade de quem faz o contato por vídeo chamada ou outros canais seguros
  • Procurar imediatamente a delegacia mais próxima ou registrar ocorrência pela Delegacia Online em caso de suspeita