Polícia Civil prende um dos líderes da milícia de Oswaldo Cruz
Pablo Prata Gomes, cunhado do miliciano conhecido como "Playboy", foi capturado nesta terça-feira em ação da DRACO-IE

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO-IE) prenderam, na manhã desta terça-feira (27), Pablo Prata Gomes, apontado como um dos líderes da milícia que atua no bairro de Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio.
De acordo com informações apuradas pela polícia, Gomes é cunhado de Wagner Evaristo da Silva Junior, o "Playboy" ou "Junior Play", antigo chefe da milícia local, morto há um ano na mesma região, e também de Anderson Santos da Silva, conhecido como "Federal", outro líder do grupo que está preso desde abril deste ano.
Com a morte de "Playboy", segundo as investigações, Pablo Prata teria assumido um papel central no comando da milícia, que se estende entre Oswaldo Cruz e a comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca. O grupo é conhecido por atuar de forma violenta na cobrança de taxas de "proteção" a comerciantes e moradores, além de explorar serviços clandestinos e impor sua autoridade pela força armada.
Agentes informaram que a prisão de Pablo Prata foi resultado de um trabalho de inteligência e monitoramento contínuo da DRACO-IE, aliado a diligências em campo. O miliciano foi localizado e detido sem oferecer resistência.
Ele é acusado pelos crimes de constituição de milícia privada, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e extorsão, entre outros. Após os trâmites legais, foi encaminhado ao sistema prisional de Benfica, onde permanecerá à disposição da Justiça.