"Situação tensa": influencer relata susto após 'odor' em voos para Miami

Aeronave apresentou cheiro de queimado e voos precisaram voltar para Guarulhos; funcionários relataram suposto vazamento de gás

Khauan Wood, da CNN Brasil*, em São Paulo
Influenciadora ia para a cidade de Miami, nos Estados Unidos  • Reprodução/Thai Dias
Compartilhar matéria

A influenciadora digital Thai Dias publicou um vídeo em suas redes sociais em que relata um susto que sofreu após dois voos retornarem ao Aeroporto de Guarulhos depois de "um forte cheiro de queimado". Os voos tinham como destino a cidade de Miami, nos Estados Unidos.

Segundo o relato, nas duas ocasiões foi utilizada a mesma aeronave da companhia aérea American Airlines.

Em entrevista à CNN Brasil, a moça relata que, após o primeiro voo decolar na madrugada de segunda-feira (27), o próprio comissário de bordo começou a perguntar aos passageiros se eles estavam sentindo o odor. 

Segundo Thai, minutos depois um aviso sonoro emitido pelos comandantes da aeronave foi emitido, dizendo que eles teriam que retornar a São Paulo por conta do suposto problema. 

Ela conta que foi um “pouso pesado”, que é quando a aeronave está completamente abastecida de combustível. O pouso teria afetado o trem de pouso do avião.

Após o susto, a influenciadora e os outros passageiros foram encaminhados para um hotel da região, onde passaram o dia. A empresa também prestou auxílio com a alimentação dos ocupantes.

Já na madrugada de terça-feira (28), os passageiros foram colocados em um novo voo para a cidade americana, na mesma aeronave que havia apresentado problemas no dia anterior.

Linha de pipa enrosca em avião durante pouso em São Paulo

De acordo com a influenciadora, minutos após a decolagem os funcionários da companhia aérea identificaram novamente o odor vindo do avião. Depois disso, o voo teve que retornar novamente a Guarulhos.

Ao pousarem, uma equipe do Corpo de Bombeiros entrou a bordo da cabine para checar o que havia ocorrido. Thai conta que funcionários da empresa comentaram sobre um suposto vazamento de gás, que fazia sair uma fumaça tóxica.

Ela e os outros passageiros foram realocados para um terceiro voo em outro avião, de outra companhia aérea. Veja o vídeo publicado pela influenciadora:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Thai Dias | Uma empreendedora viajante (@viajorfina)

Thai relatou ainda os prejuízos financeiros que ficaram em sua viagem pelos problemas com o avião.

Tinha hospedagem marcada, carro alugado, parque comprado. Tive que pagar um valor para que o veículo não fosse devolvido e ficasse dois dias em um estacionamento.
Thai Dias, influenciadora digital

A influencer é natural de Santa Catarina. Antes do ocorrido já havia pegado um outro avião para chegar em São Paulo e embarcar para a cidade norte-americana.

Em nota à CNN Brasil, a American Airlines afirmou que foi uma possível falha mecânica e que a aeronave foi "retirada da operação para inspeção" com uma equipe de manutenção. Leia o comunicado na íntegra: 

"No dia 27 de outubro, o voo 906 da American Airlines, com trajeto de São Paulo (GRU) para Miami (MIA), retornou ao Aeroporto de Guarulhos pouco depois da decolagem devido a uma possível falha mecânica. O voo pousou em segurança, e a aeronave foi retirada de operação para inspeção por nossa equipe de manutenção. Lamentamos por qualquer inconveniente causado, pois nunca queremos interromper os planos de viagem de nossos clientes."

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo