O Grande Debate: Gabriela Prioli e Caio Coppolla abordam criação de partidos


Da CNN Brasil, em São Paulo
06 de março de 2020 às 11:13

Atualmente, estão registradas 33 siglas e há outras 76 em processo de formação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo o Aliança Pelo Brasil, do presidente Jair Bolsonaro. Com isso, O Grande Debate entre Gabriela Prioli e Caio Coppolla desta sexta-feira (6) aborda a questão: existem muitos partidos políticos no Brasil? 

Prioli disse concordar que muitos partidos políticos no país "não é necessariamente ruim", mas que essa fragmentação pode se tornar significativa e dificultar o trabalho do presidente da República.

Coppolla, por sua vez, declarou incômodo com a "grande imprensa por associar a decisão  do STF a um prejuízo eleitoral" para o partido do presidente da República. "Essas chamadas estão deslocadas no tempo", defendeu ele.

Na quarta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) que novos partidos políticos precisam comprovar as assinaturas de eleitores não filiados a outras legendas para serem registrados na Justiça Eleitoral e participar das eleições. As assinaturas são usadas nas fichas de apoio que fazem parte dos documentos necessários para obtenção do registro.

A decisão da Corte confirma as alterações realizadas pela minirreforma eleitoral de 2015, por meio da Lei nº 13.165/2015, que exige o apoio apenas de pessoas não filiadas a outro partido político para a criação de uma nova legenda.

Com informações da Agência Brasil