Iuri Pitta: 'Alianças estão sendo formadas com Bruno Covas como candidato'


14 de março de 2020 às 16:07
Bruno Covas, prefeito de SP, trata câncer na região do estômago

Bruno Covas, prefeito de SP, faz tratamento contra um câncer na região do estômago

Crédito: @brunocovas/Reprodução

As moviemntações por alianças para as eleições municipais de São Paulo estão acontecendo com a ideia de que Bruno Covas será o candidato à reeleição pelo PSDB. “O PSDB trata Covas como o candidato do partido para a prefeitura de São Paulo caso tenha saúde para enfrentar a campanha”, afirma Iuri Pitta, comentarista de política da CNN Brasil. “Sua confirmação vai definir o xadrez das eleições da capital, as alianças se desenham em torno de Covas”. 

O atual prefeito enfrenta desde novembro um câncer no cárdia - região entre o esôfago e estômago - e por conta do tratamento, se afastou de alguns compromissos públicos. Embora tenha concluído oito sessões de quimioterapia que fizeram os tumores desaparecer, foram identificados inchaços nos linfonodos (órgãos que fazem a filtragem do sangue no sistema linfático).

Os médicos do prefeito explicam que ele irá passar por sesões de imuniterapia nos próximos seis meses. O objetivo deste tratamento é estimular o sistema imunológico contra células cancerígenas. 

“O prefeito vem adotado grande transparência em seu processo, o que elogiável e importante por conta de seu cargo, especialmente por já ter se colocado como candidato a reeleição, a depender de sua saúde”, explica Pitta. “Apesar dos avanços no tratamento, pessoas na prefeitura destacam que ele ainda tem limitações”.

Oposição

No principal partido de oposição ao governo tucano, o PT tenta convencer Fernando Haddad a entrar na disputa. “O ex-prefeito vem demonstrado resistência, mas há muita pressão dentro do PT para que ele seja o nome da oposição à atual gestão”.

Também ganhou força o nome de Andrea Matarazzo, ex-PSDB e atualmente no PSD. Pitta explica que o ex-vereador e ex-ministro do governo FHC tem chances de se tornar o candidato apoiado por Bolsonaro para a prefeitura de São Paulo. “O presidente ainda não tem um candidato claro, mas Andrea Matarazzo é o nome que pode receber algum apoio seu”.