Sem falar de Eduardo, Bolsonaro e Xi Jinping conversam por meia hora


Caio Junqueira
Por Caio Junqueira, CNN  
24 de março de 2020 às 09:45 | Atualizado 24 de março de 2020 às 11:11
O presidente Jair Bolsonaro fala a jornalistas sobre MP e coronavírus

O presidente Jair Bolsonaro fala a jornalistas sobre MP e coronavírus

Foto: CNN

O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram na manhã desta terça-feira pelo telefone. Eles não falaram sobre as críticas de Eduardo Bolsonaro à China. A CNN apurou que o telefonema foi pedido pelo presidente Xi Jinping.

A conversa havia sido solicitada pelo Palácio do Planalto após o entrevero provocado pelo filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro, com a China. 

A conversa foi anunciada pelo embaixador da China no Brasil, YanG, Wanming, em seu perfil no Twitter.

"Agora, o Presidente da China Sr. Xi Jinping e o Presidente do Brasil Sr. Jair Bolsonaro estão na ligação telefônica para trocar opiniões sobre os importantes temas de interesse comum", disse o embaixador.

O ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Qu Yunhui, disse à CNN que "a conversa contribui para consolidar o bom ambiente das relações bilaterais".

Também afirmou eu a conversa durou cerca de 30 minutos e que o foco central foi a discussão de ações conjuntas para o combate ao coronavírus. 

Questionado se o entrevero entre o deputado federal Eduardo Bolsonaro e a embaixada foi tratado, ele disse achar que não. "Isso não faz parte da pauta. A relação do Brasil com a China é muito maior do que esse episódio isolado."

O presidente Jair Bolsonaro tambem divulgou nas redes sociais a conversa: “Reafirmamos nossos laços de amizade, troca de informações e acoes sobre o Covid-19 e ampliacao de nossos lacos comerciais”.

 

 

Momentos após o encontro, o embaixador tuitou os pontos da conversa: “A conversa telefônica realizada entre o Presidente chinês Xi Jinping e o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi realizada no ambiente muito cordial e amistoso, chegaram a alcançar importantes consensos nos seguintes pontos:

1- Reafirmaram o compromiso conjunto de dar continuidade ao estreito diálogo a favor do desenvolvimento saudável, estável e constante da Parceria Estratégica GlobalGlobal numa base mais forte e mais durável.

2-Ambos reiteraram o compromisso com a estabilização e ampliação da parceria comercial, com especial neste contexto desafiador, contribuindo reponder ao impacto causado pela COVID-19 na economia mundial e se empenhar para retomar o crescimento econômico e comercial do mundo.

3- Os dois presidentes reforçaram a necessidade de aumentar a cooperação no combate e controle da pandemia COVID-19, inclusive nos materiais médicos. Consideram que a única solução correta de vencer a pandemia com maior brevidade é a cooperação internacional.

4-As duas partes manifestaram a importância da cooperação do G-20 no âmbito do combate contra COVID-19,  apoiaram a proposta de Arábia Saudita de celebrar mais rápidamente possível uma vídeoconferência dos líderes dos países de G-20 

5-O Presidente Xi Jinping manifestou a solidariedade ao governo e ao povo brasileiros, faz voto pelo sucesso brasileiro o quanto antes no combate à COVID-19 sob a liderança do Presidente Jair Bolsonaro.”