Teich participa de cerimônia de instalação de retrato na galeria de ex-ministros

Mathias Brotero Da CNN, em Brasília
16 de maio de 2020 às 16:08 | Atualizado 16 de maio de 2020 às 16:59
Nelson Teich, em cerimônia no Ministério da Saúde
Foto: Erasmo Salomão/MS

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, participou, por volta das 11 horas da manhã deste sábado (16), de uma cerimônia para oficializar a colocação de uma foto dele em galeria no qual estão pendurados retratos dos ex-ministros da pasta. 

Participaram do ato servidores da pasta e o general Eduardo Pazuello, que era secretário-executivo e assumiu interinamente o comando do Ministério da Saúde. 

Esse tipo de cerimônia acontece toda vez que um ministro da saúde deixa o comando do cargo, porém, não há um prazo exato para que o ato aconteça. No caso dos os ex-ministros Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta, a cerimônia aconteceu pouco tempo após o anúncio da exoneração. 

De acordo com fontes que participaram do evento, Nelson Teich fez um rápido discurso para cerca de 20 servidores, agradecendo pela ajuda durante o tempo em que ficou na pasta.

Antes disso, uma servidora leu uma mensagem em homenagem ao ministro. Teich publicou a foto da carta nas redes sociais com a legenda “Recebi hoje, uma linda homenagem dos servidores do MS na instalação do Retrato na Galeria de Honra de Ministros da Saúde. Agradeço de coração, a toda a minha equipe pelo carinho e respeito durante nossa história. Obrigado”. 

A carta diz: 
“Bom dia, 

Eu sou Silvana, da Coordenação de Eventos do Gabinete do Ministro, me pediram para lhe falar, com carinho e respeito, em nome de todos os servidores da Casa. 

Palavras nem sempre são suficientes para expressar a gratidão e admiração que temos pelo senhor. Sua passagem aqui foi rápida, mas o tempo suficiente para nos ensinar qualidades inerentes à sua pessoa, grandeza de alma, humildade nos gestos, compreensão, amizade e um maravilhoso ouvinte. 

Com isso lhe dedicamos essa frase: “quem é bom, não precisa se mostrar, percebe-se”. 

Na nossa vida profissional foram vários ministros, todos com suas peculiaridades, mas podemos afirmar o quanto o senhor “é diferente, pois possui uma luz além”. 

Alguns marcaram a nossa vida profissional de uma maneira tão forte que é impossível esquecermos. Por isso, sempre teremos uma enorme divida de gratidão por tudo que nos ensinou e nos fez crescer. 

Chegou o momento de o senhor ir embora, mas nos nossos corações permanecerá aquilo que viemos, com Nelson Teich. 

Não apenas pelos ensinamentos que o senhor nos transmitiu, mas pelo apoio, incentivo, compreensão e dedicação às causas da saúde. 

Queremos nos expressar finalizando:

“Semeie um ato, e você colhe um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter e você colhe um destino”. 

Que Deus lhe abençoe. 

(Marylene).”

Nelson Teich deixou o Ministério da Saúde logo após a cerimônia, sem falar com a imprensa.