Cotado para Saúde, médico olavista não tem cadastro no CFM em psiquiatria


Da CNN
18 de maio de 2020 às 18:26 | Atualizado 20 de maio de 2020 às 14:39

Ítalo Marsili, médico cotado para assumir o ministério da Saúde, não tem título de psiquiatra registrado junto ao Conselho Federal de Medicina nem à Associação Brasileira de Psiquiatria. Ele tem residência em psiquiatria pela UFRJ, o que equivale a um título.
 
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marsili está com o registro regular no CFM.

Para atuar como especialista, há dois caminhos na Medicina: residência médica e registro de título junto ao Conselho ou prova de título em entidades da área. No caso da psiquiatria, na ABP. "Aqui ele não prestou prova de título e não é associado", afirmou o diretor da Associação.

No entanto, ele fez residência na Universidade Federal do Rio de Janeiro. "Confirmamos a conclusão da Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquatria (Ipub) da UFRJ, no primeiro semestre de 2015", diz nota da universidade.

Assista e leia também:

Com saída de Teich, quem são os cotados para o Ministério da Saúde

O nome do médico ganhou força principalmente nas redes sociais nos últimos dias. Parlamentares e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro passaram a defender abertamente que ele assuma a pasta após o pedido de demissão de Nelson Teich. 

Nesta segunda-feira, Ítalo desembarcou em Brasília na expectativa de um encontro com o presidente. No instagram, onde tem mais de um milhão de seguidores, ele afirmou que aceitaria assumir a pasta. "O povo quer alguém com personalidade, que não fuja do combate e devolva a esperança, que enfrente a mídia, ponha ordem na casa sendo leal ao Brasil e ao governo", escreveu.

Marsili destacou em seu currículo que morou com o escritor Olavo de Carvalho nos Estados Unidos entre 2007 e 2008. Em 2009, alega ter participado de um seminário online de Filosofia com o escritor.

*Esclarecimento: a versão anterior desta reportagem não trazia a informação de que a residência em psiquiatria equivale a título de psiquiatra. Esta informação já foi acrescentada no texto acima.