STF fraco deixa o Brasil em situação terrível, afirma cientista político

Na avaliação de Bolívar Lamounier, a Operação Lava Jato foi a responsável por debilitar o Supremo Tribunal Federal

Da CNN, em São Paulo
28 de maio de 2020 às 23:02

Em entrevista na noite desta quinta-feira (28) à CNN, Bolívar Lamounier, cientista político que há décadas estuda ideologia e sistema de governo no Brasil, analisou o cenário político atual. Na avaliação de Bolívar, a Operação Lava Jato debilitou o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele afirmou que, com o Supremo fraco e o país vivendo uma “catástrofe na saúde pública”, “chegamos a uma situação terrível”. 

Segundo o cientista político, o STF está enfraquecido no momento em que ele é absolutamente crucial e fundamental. Outro ponto difícil é que o sistema institucional no país está "inconsistente". 

“Temos um sistema presidencialista e, portanto, a legitimidade política em última instância cabe ao STF. Ninguém vai dizer que o presidente da República é a última instância de legitimidade política, do ponto de vista jurídico. O Supremo é o guardião da Constituição”. 

     Leia também:

    Alcolumbre diz ter exaltado ‘importância da harmonia entre os Poderes’

    Bolsonaro diz que Aras seria forte candidato a uma terceira vaga no STF

Para Bolívar, mesmo após superarmos as turbulências deste momento, continuaremos fragilizados “porque não temos um Estado e nem um processo político organizado”.