Bolsonaro quer substituto de Kicis alinhado a ‘novo espírito’ do governo

Segundo o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), o presidente quer um parlamentar que se destaque na defesa do Executivo

Por Igor Gadelha, CNN  
24 de julho de 2020 às 12:38

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ainda não bateu o martelo sobre o substituto da deputada Bia Kicis (PSL-DF) na vice-liderança do governo no Congresso Nacional, mas já definiu o perfil desse substituto.

Segundo o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), o presidente quer um parlamentar que se destaque na defesa do Executivo e que esteja alinhado ao “novo espírito” do governo.

À CNN, Gomes disse que o substituto de Kicis deve ser um deputado ou senador disposto a deixar as “brigas” de lado e focar na negociação política para aprovar as matérias de interesse do governo.

Leia também:
Bolsonaro lidera em todos cenários da disputa presidencial de 2022, diz pesquisa
Bolsonaro é aconselhado a se afastar de radicais para se reeleger

Nas últimas semanas, o próprio presidente vem adotando uma nova postura de distensionamento em relação aos demais poderes, quando passou a negociar com o Centrão em busca de formar uma base aliada no Congresso. 

Como parte desse novo perfil, Bolsonaro já substituiu vice-líderes do governo na Câmara, tirando deputados que vinham atacando o Judiciário, como Daniel Silveira (PSL-RJ) e Otoni de Paula (PSC-RJ).