Desembargadores que julgarão impeachment de Wilzel serão definidos nesta segunda

Cinco magistrados serão sorteados em sessão nesta manhã; Assembleia Legislativa do Rio escolhe os demais integrantes para o Tribunal Misto na terça (29)

Jairo Nascimento, da CNN, no Rio
28 de setembro de 2020 às 08:57 | Atualizado 28 de setembro de 2020 às 12:02

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), o desembargador Cláudio de Mello Tavares, vai sortear os cinco desembargadores que vão compor o Tribunal Misto que julgará o impeachment do governador afastado do Rio, Wilson Witzel. A sessão está marcada para às 11h desta segunda-feira (28).

Os magistrados serão escolhidos por um “globo sorteador”, onde cada número representa a antiguidade do juiz. O decano será o número 01 e assim por diante. Cada sorteado será consultado e poderá se declarar suspeito ou impedido de participar. Ao todo, são 179 juízes do TJ mais 24 do Órgão Especial. Estão vetados os desembargadores afastados por férias ou doença, por exemplo. O sorteio acontecerá na sede do TJ no Rio e os participantes do pleito vão acompanhar via Internet.

Leia também
Defesa de Witzel pede que Gilmar decida em ação sobre retorno ao cargo
Witzel mantém esperança de escapar do impeachment, agora no Tribunal Misto

Após a definição do judiciário, nessa terça-feira (29) será a vez da Assembleia Legislativa do Rio votar os cinco componentes do Tribunal Misto. Os dez representantes terão na presidência o desembargador Mello Tavares, que será o décimo primeiro participante e, em caso de empate, terá direito ao voto de minerva. A sessão que dará início formal aos trabalhos do impeachment ainda não tem data agendada.

O governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil (29.nov.2018)