Aulas presenciais voltam na rede estadual do Rio a três meses do Enem

No restante do estado, as atividades pedagógicas serão exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras ou por conta da classificação laranja de contágio

Paula Martini, da CNN no Rio de Janeiro
19 de outubro de 2020 às 11:04

As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (19) em 416 escolas estaduais do Rio de Janeiro. A volta às salas de aula foi permitida para 63 mil alunos em 16 municípios fluminenses, entre eles a capital do estado.

O retorno acontece para as turmas da 3ª série do Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA - Fase IV). Esses alunos vão prestar o Enem em 2021.

Leia e assista também:

Faculdade vai investigar professor de medicina por 'blackface' durante a aula
82% dos prefeitos do Brasil dizem que não retornam às aulas presenciais em 2020
Oito em cada dez paulistanos são contrários à volta das aulas presenciais

Sala de aula com distanciamento social no RJ
Foto: Reprodução/CNN Brasil (19.out.2020)

O Sindicato Estadual dos Professores (Sepe/RJ) é contra o retorno. Em assembleia virtual realizada no último dia 10, a categoria decidiu manter a 'greve pela vida', apenas com ensino remoto. A entidade sugere que a secretaria deveria seguir o calendário de outras instituições da rede estadual - como o Colégio de Aplicação da UERJ e a rede da Faetec - que decidiram não voltar com as aulas presenciais em 2020.

No restante do estado, as atividades pedagógicas serão exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras ou por conta da classificação laranja de contágio, como é o caso da Região Centro-Sul Fluminense. Mesmo sem aulas presenciais, todas as escolas da rede ficarão abertas para que os estudantes retirem o material didático, além do kit alimentação.

Nos municípios que vão retornar, 24 escolas não iniciarão suas aulas presenciais com as demais, uma vez que suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco da Covid-19. Ao longo da semana, a Secretaria de Educação providenciará uma solução administrativa para a retomada das atividades.