Após afastamento do titular, vice assume governo de Santa Catarina

Daniela Reinehr assume depois de o governador Carlos Moisés (PSL) ser afastado do cargo no último sábado (24) pelo tribunal que analisa impeachment contra ele

Henrique Andrade*, da CNN, em São Paulo
27 de outubro de 2020 às 16:47 | Atualizado 27 de outubro de 2020 às 17:04

 

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), assumiu nesta terça-feira (27) o governo do estado interinamente. Ela assume depois de o governador Carlos Moisés (PSL) ter sido afastado do cargo no último sábado (24), pelos trâmites do processo de impeachment que Moisés enfrenta.

O Tribunal de Julgamento da Assembleia Legislativa do estado aceitou a denúncia contra o governador no caso de aumento salarial aos procuradores do estado sem autorização do Legislativo. O afastamento é válido por até 180 dias, período no qual Moisés será julgado pelo tribunal formado por deputados estaduais e desembargadores.

O governador também sofre com um segundo processo de impeachment, no qual é investigado por irregularidades na compra de 200 respiradores com pagamento antecipado de R$ 33 milhões e contratação de um hospital de campanha em Itajaí (SC), no valor de R$ 100 milhões.

Assista e leia também:

'Julgamento político', diz governador afastado de SC sobre impeachment
Entenda os próximos passos do impeachment em SC após afastamento de governador

A governadora em exercício realizou seu primeiro compromisso como chefe do Executivo na manha desta terça-feira (27), ao presidir uma reunião do secretariado. No encontro, Reinehr apresentou as diretrizes de sua gestão e prioridades de ação para o estado.

Logo após, ela concedeu sua primeira entrevista coletiva no cargo. "Hoje começamos uma nova fase. É um novo capítulo de uma história que começou a ser escrita há dois anos quando chegamos a esse governo", declarou Reineher.

A governadora interina apresentou o novo chefe da casa Civil, Ricardo Aversa, e afirmou que mais mudanças no primeiro escalão do governo podem acontecer "conforme a necessidade, de maneira tranquila e ordenada".

*Sob supervisão de Evelyne Lorenzetti