Partido Novo elege prefeito pela 1ª vez

Adriano Silva, que derrotou Darci de Matos (PSD) em Joinville (SC), se tornou o primeiro prefeito eleito da história do Partido Novo

Por Diego Freire, da CNN, em São Paulo
30 de novembro de 2020 às 04:53 | Atualizado 30 de novembro de 2020 às 05:01
Adriano Silva, eleito em Joinville (SC), é primeiro prefeito da história do Partido Novo
Foto: Instagram/ Reprodução


Com vitória no segundo turno em Joinville (SC), o empresário Adriano Silva se tornou o primeiro prefeito eleito da história do Partido Novo. Silva teve 55,43% dos votos válidos na maior cidade catarinense, superando Darci de Matos (PSD).

No primeiro turno, o partido elegeu 29 vereadores, em 19 municípios, mas não havia conquistado nenhuma prefeitura. 

Em 2020, o Novo lançou 30 candidatos a prefeito - incluindo Filipe Sabará, em São Paulo, que durante a campanha foi expulso da legenda e acabou deixando a disputa.

Leia também:
O salto de Boulos: de presidenciável menos votado do PSOL a 40% dos votos em SP

PT fica sem capitais pela 1ª vez na história, após perdas no Recife e Vitória

 

Segundo cargo executivo em três eleições

Fundado em 2011 e registrado na Justiça Eleitoral em 2015, o Novo lançou apenas um candidato a uma prefeitura nas eleições municipais de 2016: Carmen Migueles, que teve 1,27% dos votos válidos no Rio de Janeiro e não foi eleita. Quatro vereadores foram eleitos naquele ano, todos em capitais.

Em 2018, Romeu Zema foi o primeiro candidato da legenda a se eleger a um cargo executivo, com a vitória na eleição para governador de Minas Gerais. Outros quatro candidatos a governos estaduais foram derrotados.

Naquele mesmo ano, o partido teve João Amoêdo como 5º colocado da eleição presidencial e elegeu, em todo o país, 11 deputados estaduais, 1 distrital, e 8 federais, mas nenhum senador.