Solidariedade declara apoio a Baleia Rossi na disputa pela presidência da Câmara

Emedebista passa a contar com o apoio de 12 partidos na Câmara, com 292 deputados, o que garante as primeiras escolhas das vagas na Mesa Diretora

Bárbara Baião, da CNN, em Brasília
18 de janeiro de 2021 às 16:35 | Atualizado 18 de janeiro de 2021 às 16:41
O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
Foto: Michel Jesus - 8.abr.2019/Câmara dos Deputados

A Executiva Nacional do Solidariedade decidiu apoiar Baleia Rossi, do MDB, na disputa à presidência da Câmara. A decisão será anunciada nesta segunda-feira (18) pelo presidente da legenda, Paulinho da Força. 

“Acho que a formação de forças de centro-esquerda com direita é o que moveu o partido, porque acreditamos que isso pode ser um bom início para o futuro do país”, disse o parlamentar. 

A decisão da cúpula ainda enfrenta resistências na bancada de 14 deputados. Aliados de Arthur Lira, do PP, contam ter ao menos 11 votos do partido. 

O grupo de dissidentes, no entanto, não sinalizou ainda a intenção de formalizar uma lista de assinaturas para aderir à campanha do líder do centrão como fez a bancada do PSL, o que foi lido por aliados do emedebista como a oportunidade de reverter os votos. 

Já aliados do líder do PP dizem que, desde o início das conversas de siglas do centrão para que o governo formasse uma base de apoio, a cúpula do Solidariedade teria concordado. 

Com a adesão do Solidariedade, Baleia Rossi passa a contar com o apoio de 12 partidos na Câmara, com 292 deputados, o que garante as primeiras escolhas das vagas na Mesa Diretora.