Bolsonaro convida Fux, Pacheco e Lira para discutir plano de combate à Covid-19

Segundo a assessoria do STF, na conversa, o presidente do Supremo apresentará o entendimento de que a Corte não pode integrar o plano

Por Igor Gadelha, CNN  
18 de março de 2021 às 20:31 | Atualizado 19 de março de 2021 às 10:33

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) convidou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, para uma reunião sobre um “novo plano de combate à Covid-19”.

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), também foram convidados para a conversa, que deve acontecer na próxima quarta-feira (24).

Jair Bolsonaro usa máscara durante cerimônia no Palácio do Planalto
Foto: Alan Santos/PR (10.mar.2021)

O encontro acontecerá no Palácio do Planalto. Inicialmente, Fux teria uma conversa a sós com Bolsonaro na segunda-feira (22). Depois, porém, o ministro decidiu participar da reunião ampliada com Lira e Pacheco na quarta-feira.

Segundo a assessoria do STF, na conversa, o presidente do Supremo apresentará o entendimento de que a Corte não pode integrar o plano, pois pode vir a ser provocada judicialmente sobre algum aspecto dele.

Assessores de Fux ressaltam que qualquer política pública sobre a Covid-19 deve considerar decisões já tomadas pelo plenário do STF de que União, estados e municípios “têm competência concorrente para medidas”.

Fux foi convidado para a reunião por meio de um telefonema feito por Bolsonaro nesta quarta-feira (17). Pacheco e Lira, por sua vez, receberam o convite nesta quinta-feira (18).