Governo do Rio vai adotar calendário único de vacinação para evitar migrações

Estado quer evitar que pessoas busquem cidades com calendário mais vantajoso, provocando superlotações

Jaqueline Frizon, da CNN, no Rio de Janeiro
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC)
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC)  • Foto: André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

O governador interino do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), disse durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (25) que o estado vai adotar um calendário único para a vacinação contra a Covid-19.

A mudança deve ser apresentada na próxima segunda-feira (29). A ideia de uma mesma faixa etária é evitar a migração de pessoas entre os municípios fluminenses.

Nas últimas semanas, o estado registrou situações em que pessoas de diversas cidades viajam para o município que permite a vacinação para pessoas de idade mais baixa, sobrecarregando alguns locais, que chegam a registrar aglomerações. Para a segunda, também está prevista uma avaliação do efeito das restrições do final de semana.

Na sexta-feira (26) começa o “superferiado” aprovado pela Assembleia Legislativa. O governador Cláudio Castro discorda do uso do termo e pede para que a medida seja chamada de parada.

“Não é um grande feriado. A proposta é uma parada. Não é um feriadão. É uma grande parada. Estamos parando por 10 dias", disse.

O governador em exercício também anunciou novos leitos. Serão mais 560 leitos na rede federal - com 80 leitos já em operação, 200 na estadual e 180 na rede privada.

Castro comentou sobre o desentendimento com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), a respeito das medidas a serem adotadas durante a parada.

“Eu e o Eduardo Paes estamos nos falando. Em momento algum isso foi uma briga entre nós. Foi uma divergência democrática. A gente está 100% aberto ao diálogo”, disse, comentando uma fala de Paes, que chamou o feriado prolongado de "Castrofolia” em uma rede social, quando criticou uma flexibilidade maior do governo do estado.

Governo do Rio vai adotar calendário único de vacinação para evitar migrações | CNN Brasil