Bolsonaro retoma alimentação, mas segue sem previsão de alta, diz equipe médica

Presidente está internado desde quarta-feira para tratar uma obstrução intestinal

Gregory Prudenciano, da CNN, em São Paulo
16 de julho de 2021 às 20:04 | Atualizado 16 de julho de 2021 às 20:25

A equipe médica que cuida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, informou na noite desta sexta-feira (16) que o presidente está evoluindo "satisfatoriamente" e que há melhora no quadro de obstrução intestinal a ponto da alimentação ter sido retomada, mas ainda não há previsão de alta. 

Segundo os médicos, Bolsonaro foi submetido na tarde desta sexta-feira a uma tomografia computadorizada do abdômen, e o exame mostrou a melhora do quadro clínico do presidente da República. 

Na quinta-feira (15), um boletim médico informou que uma sonda gástrica usada por Bolsonaro havia sido retirada, e que alimentação deveria ser retomada nesta sexta-feira. 

Mais cedo, o presidente publicou no Instagram uma foto caminhando no hospital. Na legenda, ele afirma que deve estar "de volta a campo" em breve. "Muito fizemos, mas ainda temos muito a fazer pelo nosso Brasil! Obrigado pelo apoio e orações. Um forte abraço a todos!", escreveu. 

Bolsonaro foi internado na madrugada de quarta-feira (14), em Brasília, após apresentar dores abdominais. Nos últimos dias, o presidente também vinha apresentando quadros de soluços, que atrapalharam inclusive alguns de seus discursos oficiais.

O cirurgião gástrico Antônio Macedo, médico de Bolsonaro, decidiu transferi-lo para São Paulo e, no começo da noite de quarta, o chefe do Executivo deu entrada no Hospital Vila Nova Star, na capital paulista, onde segue internado.

O presidente Jair Bolsonaro caminha em hospital de São Paulo, onde permanece internado
Foto: Reprodução/Instagram Jair Bolsonaro

Uma possível nova cirurgia no sistema digestivo foi dispensada pelo médico do presidente. "A cirurgia, em princípio, está afastada, uma vez que o intestino começou a funcionar e o abdome esta mais flácido e mais funcionante", resumiu o médico em entrevista à RedeTV na quinta-feira.

Leia a nota na íntegra: 

"O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, continua evoluindo satisfatoriamente. Nesta tarde, o paciente passou por exame de tomografia computadorizada do abdômen, que evidenciou melhora do quadro de suboclusão. O presidente aceitou bem o início da alimentação. Segue em cuidados clínicos, sem previsão de alta hospitalar."

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está internado desde quarta-feira (14)
Foto: Andre Borges/NurPhoto via Getty Images