Comissão do Senado aprova indicados para Anac e Anatel

Colegiado aprovou nomes para a presidência e diretoria da Anac; indicações ainda serão analisadas pelo plenário

Emilly Behnke e Mateus Salomão, da CNN, Brasília
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária  • Jefferson Rudy/Agência Senado
Compartilhar matéria

A Comissão de Infraestrutura do Senado sabatinou e aprovou nesta terça-feira (19) autoridades indicadas para cargos na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Os nomes ainda serão analisados pelo plenário.

Para a Anac, o colegiado aprovou três nomes, incluindo para a função de comando da agência.

Tiago Chagas Faierstein foi indicado para o cargo de diretor-presidente e recebeu 20 votos favoráveis e dois contrários. Ele substituirá Juliano Alcântara Noman, que renunciou em 2023.

Rui Chagas Mesquita foi aprovado, com 22 votos, para cargo na diretoria. Também para a função de diretor Antônio Mathias Nogueira Moreira foi aprovado com 16 votos a 6.

Já para a Anatel foram aprovados dois nomes para integrar o Conselho Diretor da agência. Edson Victor Eugênio de Holanda recebeu 21 votos a 1. Octavio Penna Pieranti foi aprovada com 21 votos a 1.

A comissão também avançou na análise da indicação de Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio para exercer o cargo de diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) na vaga aberta com o término do mandato de Rafael Vitale Rodrigues. O relatório foi lido nesta manhã e a sabatina deve ser realizada na quarta-feira (20).