Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Deputados protocolam pedido de CPI sobre caso das joias sauditas

    Pedido de abertura da comissão foi apresentado nesta quarta-feira (8)

    Caio Junqueira

    Deputados protocolaram nesta quarta-feira (8) o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a entrada de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões de maneira irregular no Brasil.

    As joias –apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, no dia 26 de outubro de 2021– estavam na mochila de Marcos André dos Santos Soeiro, assessor do então ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, que retornava ao Brasil na comitiva após uma visita ao Oriente Médio.

    Os bens seriam presentes para a então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

    Segundo o deputado federal Rogério Correia (PT-MG), um dos proponentes da CPI, além das questões criminais investigadas pela PF, também é preciso observar a situação numa perspectiva política: “Existem indícios suficientes para desconfiarmos de que o que o ex-presidente [Jair] Bolsonaro [PL] chama de ‘presente’ seja, na verdade, propina numa relação internacional promiscua entre as nações que favoreceu a venda da refinaria Landulpho Alves por menos da metade do preço de mercado”, diz.

    Os parlamentares encaminharam o requerimento para investigar eventuais fatos criminosos, ilegais e imorais que fundamentam o documento.

    O pedido será enviado em breve ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), assim que obtiver o número de assinaturas necessário.

    Clique aqui para ver a íntegra do documento.

    Tópicos