Governo do Distrito Federal anuncia manutenção de restrição a caminhões no 7/9
Presidente Jair Bolsonaro havia pedido a liberação dos caminhões
Após horas de indefinição sobre a possibilidade ou não de caminhões poderem adentrar a Esplanada dos Ministério neste 7 de Setembro, o governo do Distrito Federal divulgou por volta das 21h30 da noite desta terça-feira (6) na qual diz manter as restrições.
“A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal [SSP/DF] informa que o planejamento inicial, previsto no Protocolo de Ações Integradas, elaborado em conjunto com instituições locais e federais, que prevê restrição de acesso de veículos não autorizados na Esplanada dos Ministérios, durante o ato cívico-militar e manifestações previstos para o dia sete de setembro, está mantido”, diz a nota.
Desse modo, o presidente Jair Bolsonaro, que havia pedido a liberação dos caminhões, acabou sendo contrariado após intervenção do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
As Forças Armadas inclusive já haviam iniciado o cadastramento dos veículos e aguardavam uma decisão definitiva. Segundo fontes militares, o embate era uma questão política da qual eles se manteriam distantes e deixando que o governo federal, que organiza os atos, e o do Distrito Federal, que é responsável pela segurança pública, se acertassem.