Eleições 2022

Lula critica "palanque" em igrejas; Bolsonaro fala em acatar resultado eleitoral

Petista e a candidata Simone Tebet (MDB) tiveram atos de campanha em São Paulo; atual chefe do Executivo e Ciro Gomes foram ao Rio

Danilo Moliterno, da CNN, Em São Paulo
Compartilhar matéria

Os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais cumpriram agenda na região Sudeste neste sábado (20). Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) foram a São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) estiveram no Rio de Janeiro.

Líder nas pesquisas, Lula compareceu a comício no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, às 11h. Durante o evento, o petista criticou, sem citar nomes, a propagação de notícias falsas com referências religiosas, que atingiram recentemente sua candidatura.

Ele mencionou a ligação entre igrejas e políticos. “Tem gente que não está tratando a igreja para cuidar da fé ou da espiritualidade. Está fazendo da igreja um palanque político ou uma empresa para ganhar dinheiro,” disse.

No mesmo horário, Bolsonaro foi a uma cerimônia de entrega de espadins a cadetes em Resende, no interior do Rio de Janeiro. Durante seu trajeto, o presidente saudou motociclistas e apoiadores nas margens da rodovia Presidente Dutra e falou sobre sua tentativa de reeleição.

“Passaram agora mais de 1.000 motos em apoio à gente. A gente fica muito feliz com essa manifestação espontânea por parte da população. E a gente está nesta empreitada buscando a reeleição, se esse for o seu entendimento. Caso contrário, a gente respeita. Mas a nossa democracia, nossa liberdade, acima de tudo”, afirmou.

Ciro Gomes também esteve no Rio de Janeiro. Foi a caminhadas em Campo Grande e São Gonçalo, na capital fluminense, às 10h e às 13h. Mais tarde, às 16h, compareceu a encontro com protetores de animais, em Niterói, na região metropolitana. Durante seus atos, o ex-governador do Ceará contestou o tamanho do lucro da Petrobras e o pagamento de dividendos aos acionistas.

“A Petrobras e o governo brasileiro estão extorquindo a população. De janeiro a março, [a empresa] teve R$ 48 bilhões de lucros e dividendos sem pagar imposto. De abril a junho, distribuiu R$ 88 bilhões de lucros e dividendos. Isto é um crime que foi tirado do bolso do caminhoneiro, do motorista e da dona de casa”, declarou no calçadão de Campo Grande.

A CNN procurou o governo federal e a Petrobras para que comentassem as críticas de Ciro. A estatal disse que não comentará. O governo federal ainda não respondeu.

Simone Tebet reservou os períodos da tarde e noite para gravação de peças de propaganda eleitoral que serão exibidas na TV e rádio. Pela manhã, às 10h, esteve em evento com o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). No encontro, a senadora criticou Lula e Bolsonaro por não confirmarem presença nos debates da campanha eleitoral. 

“Tem dois candidatos aí [Lula e Bolsonaro] que são os mais rejeitados, que não querem participar dos debates para apresentar suas propostas porque sabem que terão que prestar contas do seu passado; e o atual [Bolsonaro], da omissão do presente. Porque esse presidente [Bolsonaro] foi omisso, atrasou 45 dias a compra de vacina [contra a Covid-19] no Brasil”, declarou a parlamentar.

Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os únicos candidatos à Presidência que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.