Marielle vive entre nós, diz Lula em cerimônia do Ministério das Mulheres

Lula reforça compromisso com justiça e memória da vereadora assassinada em 2018

Anna Júlia Lopes e Manoela Carlucci, da CNN, Brasília e São Paulo
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM). Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Setor de Clubes Sul – Brasília (DF)Foto: Ricardo Stuckert / PR  • Ricardo Stuckert / PR
Compartilhar matéria

Ao finalizar seu discurso durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres nesta segunda-feira (29), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou: "Marielle vive entre nós".

Com uma fala recheada de elogios às mulheres presentes e, principalmente à sua esposa, Rosângela da Silva, Lula reforçou o compromisso com a justiça pela igualdade de gênero no país”.

“O futuro da humanidade é feminino, portanto, se preparem que mais dia menos dia vocês vão estar governando esse planeta e eu espero que vocês governem muito mais com coração do que com a cabeça porque o coração é sempre mais centrado do que a razão”, concluiu.

O caso Marielle

A vereadora Marielle Franco foi assassinada em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro, junto com seu motorista Anderson Gomes.

As investigações apontaram que o ex-policial Ronnie Lessa foi o autor dos disparos, com Élcio de Queiroz dirigindo o carro usado no atentado; ambos foram condenados em 2024.

Suspeitos como os irmãos Brazão e o ex-delegado Rivaldo Barbosa são investigados como possíveis mandantes, mas ainda não foram julgados. A morte de Marielle se tornou um símbolo da luta contra a violência política, o racismo e o poder das milícias no Brasil.