Eleições 2022

Eleições testam capacidade da Justiça de combater fake news durante a campanha

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos esforços para evitar a disseminação de notícias falsas como artifício para obter votos

Da CNN Brasil*, Em São Paulo
Compartilhar matéria

Um pesquisa recente apontou que quatro em cada dez brasileiros dizem receber notícias falsas diariamente. Um outro levantamento, encomendado pela CNN, apontou um crescimento de 462%, entre 2008 e 2022, na emissão de documentos para comprovar a prática de crimes virtuais, incluindo o uso de fake news para calúnia, injúria e difamação.

Diante das preocupações com os possíveis efeitos da desinformação na votação de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem colocado em prática novas medidas na tentativa de fechar o cerco contra quem tenta conquistar os votos dos eleitores por meio da divulgação de fake news.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama dos esforços da Justiça Eleitoral para combater a disseminação de fake news durante a campanha das eleições deste ano.

Para apontar os avanços e as dúvidas sobre os mecanismos de enfrentamento ao uso de notícias falsas na campanha eleitoral, participam deste episódio o pesquisador Alexandre Pacheco, coordenador do Observatório de Desinformação nas Eleições de 2022 da FGV, e o advogado Guilherme Barcelos, especialista em direito eleitoral.

Conheça outros podcasts da CNN Brasil:

CNN Money

Horário de Brasília

WW

À Prioli

No Lucro CNN

Semana de 22 – Bem mais que o modernoso

Entre Vozes

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

(* Publicado por Diego Toledo)