Silveira: Sou entusiasta da candidatura de Pacheco para o governo de MG

Em entrevista à CNN, chefe da pasta de Minas e Energia afirma endossar possível candidatura do ex-presidente do Senado ao Palácio da Liberdade em 2026, e que o mesmo iria "ajudar" Lula a sair vitorioso no estado

Maria Clara Matos e Pedro Venceslau, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

Uma possível candidatura do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Congresso Nacional, ao cargo de governador de Minas Gerais foi endossada nesta quinta-feira (4) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Em entrevista concedida à CNN, o chefe da pasta declarou que Pacheco tem "prestígio" e "espírito público" necessários para liderar o Executivo mineiro, e que o crescimento do estado deixou a desejar nos últimos anos.

"Eu sou entusiasta da candidatura do senador Rodrigo Pacheco. Jovem, dinâmico, presidiu o Congresso Nacional, tem prestígio para poder buscar recursos para Minas Gerais, tem espírito público e eu tenho absoluta certeza que ele terá coragem e disposição de poder servir aos mineiros e ajudar a transformar Minas Gerais", afirmou Silveira durante o CNN 360º.

Uma candidatura de Rodrigo Pacheco ao Palácio da Liberdade já havia sido defendida publicamente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em conversa recente com à Rádio Itatiaia há cerca de uma semana, em Belo Horizonte, Lula ressaltou que o ex-presidente do Senado conquistaria o cargo caso se candidate.

Ainda durante entrevista à CNN, Silveira acrescentou acreditar que o estado ficou "à margem do crescimento nacional".

"Não se compara as regiões de Minas hoje com outros estados da Federação e eu falava isso dentro do avião agora com o ministro Rui [Costa] e com o presidente Lula", continuou o ministro, que já atuou como deputado e senador por Minas antes de assumir um posto na Esplanada dos Ministérios.

"Infelizmente, Minas Gerais deixou muito a desejar nos últimos anos do ponto de vista do crescimento econômico com resultados sociais", prossegue. "E o presidente Rodrigo Pacheco vai assumir essa missão, vai ajudar o presidente Lula a sair vitorioso em Minas Gerais e com isso ajudar com que a gente continue implementando um país mais próspero, mais desenvolvido e com resultados sociais para toda a sociedade brasileira."

O estado é hoje governador por Romeu Zema (Novo), opositor ao governo Lula e pré-candidato à Presidência da República em 2026.

Um levantamento da AtlasIntel publicado no final de agosto deste ano aponta Pacheco com 44,5% das intenções de voto ao governo de Minas, contando com o apoio de Lula. Na sequência, aparece o senador Cleitinho (Republicanos), que seria apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).