Primeiro brasileiro com coronavírus tem sintomas brandos, mas continua isolado


26 de fevereiro de 2020 às 21:17
Viajantes no aeroporto de Guarulhos

Viajantes usam máscaras de proteção no aeroporto de Guarulhos

Crédito: Amanda Perobelli/Reuters (31.01.2020)

 

O primeiro brasileiro com diagnóstico confirmado de coronavírus apresenta sintomas brandos, mas continua isolado em casa, informou nesta quarta-feira (26) o comitê de contingência paulista.

 

O paciente é um homem de 61 anos que passou 15 dias no norte da Itália. O caso foi confirmado pelo Ministério da Saúde hoje (26), configurando o primeiro caso de coronavírus no Brasil.

 

Ele esteve em contato com outras 34 pessoas em um almoço de família. Segundo o comitê, todas estão sendo monitoradas e não apresentam sintomas da doença.

 

Além dos familiares, a Secretaria de Saúde de São Paulo está em contato com outros quatro passageiros do voo que trouxe o infectado ao Brasil e que desembarcaram na capital. Todos estão assintomáticos no momento.

 

Cuidado com voos

 

Com a confirmação do coronavírus no Brasil, o país começa a se preparar para receber voos de locais onde a situação já é mais crítica. Os voos Roma-São Paulo da companhia Alitalia e Paris-São Paulo pela Air France estão sendo monitorados de perto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Além de França e Itália, constam na lista crítica da Anvisa os seguintes países: Alemanha, Austrália, Filipinas, Malásia, Irã, Emirados Árabes, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã, Camboja e China.