Coronavírus no Brasil: sobem para 147 os casos suspeitos no país


28 de fevereiro de 2020 às 14:34

Os casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19) subiram para 147 no Brasil. O número considera o último balanço do Ministério da Saúde e os dados divulgados pelos governos estaduais. De acordo com o próprio governo, o número pode chegar a 300, pois 213 notificações feitas pelos estados, ainda em análise, poderão se tornar suspeitos ou ser descartados - como outros 60. 

"Dá para a gente avaliar que, na verdade, nós estamos perto de 300 casos suspeitos. O número cresceu muito nestas últimas 48 horas. Evidentemente que isso se deve à mudança nos critérios, à inclusão de novos países, ao fluxo migratório importante de países da Europa, principalmente Itália, França e Alemanha”, afirmou ele.

Entram para a lista de casos em investigação, os que abordam pessoas que apresentam um quadro que se encaixa nos critérios das autoridades. Já as notificações não são necessariamente suspeitas, pois ainda não foram submetidas à avaliação médica e exames.

Até o momento, apenas um paciente teve diagnóstico confirmado no país para o COVID-19. É um homem de 61 anos, morador de São Paulo, que viajou recentemente à Itália. A Secretaria de Estado da Saúde de Paulo anunciou que outros 19 foram descartados no Estado. O total passou de 85 para 66.

Goiás descartou dois casos, e o Rio Grande do Norte eliminou uma suspeita. O governo do Rio Grande do Sul tem 21 análises em andamento, Pernambuco, 5 e na Bahia são 8. O governo de Sergipe anunciou hoje o primeiro caso suspeito no Estado.

No mundo todo, há mais de 80 mil casos confirmados e 2,8 mil mortes - a maioria na China.