Cientistas desenvolvem teste para coronavírus com resultado em meia hora


Augusta Anthony, da CNN em Londres
18 de março de 2020 às 18:07
Cientista conduz pesquisa sobre possível vacina contra novo coronavírus nos EUA

Cientista conduz pesquisa sobre uma possível vacina contra o novo coronavírus no laboratório da Arcturus Therapeutics em San Diego, Califórnia

Foto: Bing Guan – 17.mar.2020/ Reuters

Cientistas da Universidade de Oxford desenvolveram uma tecnologia de testes rápidos para o novo coronavírus (COVID-19), de acordo com nota publicada pela instituição nesta quarta (18).

O novo exame leva meia hora para ficar pronto, mais de três vezes mais rápido que o método atual, diz a universidade. Anteriormente, os resultados poderiam demorar até duas horas. O teste foi validado com amostras clínicas reais do Hospital Popular de Luohou em Shenzhen, China.

A pesquisa foi iniciada no Centro de Pesquisa Avançada no Centro Suzhou Oxford, na China, e os experimentos foram conduzidos no departamento de Ciência da Engenharia da Universidade de Oxford.

Os cientistas estão trabalhando para desenvolver um dispositivo para aplicação dessa tecnologia, que poderia ser usado em clínicas, aeroportos e em casa. Eles planejam validar o experimento no Reino Unido e explorar maneiras de produzir kits para testes.

Leia também:
Vacina contra o novo coronavírus começa a ser testada em humanos
Incor desenvolve vacina contra coronavírus