Boletins estaduais indicam quase 40 casos de coronavírus a mais do que governo


Luiz Fernando Toledo Da CNN, em São Paulo
23 de março de 2020 às 14:45
Coronavírus

Pessoas usam máscaras de proteção no Hospital Regional da Asa Norte, em Brasília

Foto: Adriano Machado-10.03.2020/Reiters

Os boletins com o número de casos confirmados do novo coronavírus divulgados pelos estados registram um número maior do que o divulgado oficialmente pelo governo federal. 

Dados oficiais das secretarias de saúde estaduais coletados e tratados pelo programador Álvaro Justen, do Brasil.IO, com um time de voluntários, aponta que, no dia 22 de março, o país registrava 1.584 casos - mais do que os 1.546 já divulgados a nível nacional (diferença de 38 casos confirmados).

A maior diferença está no Ceará - o governo federal havia informado 112 casos no dia 22, ante 125 no levantamento feito com dados estaduais. Também registraram diferenças a Bahia (55 casos), Piauí (6), Mato Grosso (2), Paraná (54), Santa Catarina (68) e Rio Grande do Sul (77). Os balanços do Ministério da Saúde são atualizados diariamente às 16h.

Uma das principais dificuldades para coletar as informações, segundo Justen, é a forma pela qual essas informações são divulgadas pelas secretarias, muitas vezes em formato fechado (imagens ou PDFs ao invés de uma planilha aberta, como um arquivo do programa Excel, por exemplo).