Governo autoriza repasse de R$ 120 milhões para laboratórios de saúde pública

Auditoria do TCU mostrou que Ministério da Saúde usou menos de um terço da verba disponível para enfrentamento da pandemia

Anna Satie, da CNN em São Paulo
28 de julho de 2020 às 21:43
Funcionária em laboratório de pesquisa da Covid-19
Foto: Thomas Peter/Reuters

O governo autorizou na noite desta terça-feira (28) um repasse de R$ 120,2 milhões para os Lacens (Laboratórios Centrais de Saúde Pública) de todos os estados do país e o Distrito Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.

A portaria é publicada dias após uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) mostrar que o Ministério da Saúde gastou menos de um terço da verba disponível para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Leia também:

TCU dá 15 dias para Ministério da Saúde explicar demora na liberação de recursos

Não é corrida de 100 metros, diz Pazuello sobre gastos contra Covid-19

O órgão determinou na última semana um prazo de 15 dias para a pasta explicar a demora na liberação dos recursos.

Na sexta-feira (24), o ministro interino Eduardo Pazuello afirmou que o orçamento para o combate à Covid-19 está sendo executado "com transparência e planejamento", e que os gastos não são "corrida de 100 metros". 

"Posso afiançar que isso chama-se gestão. Estamos no meio do ano, ainda temos todo o segundo semestre pela frente, não posso não ter reservas, não posso deixar de observar o que aconteceu em cada lugar e onde eu tenho ou não que colocar recursos de todos os tipos", disse.