Brasileiro reduziu consumo de arroz e feijão nos últimos dez anos

Lucas Janone* da CNN no Rio de Janeiro
21 de agosto de 2020 às 17:33
Prato comum entre os brasileiros tem sido menos consumido
Foto: Divulgação

Os alimentos mais consumidos pelos brasileiros continuam sendo o café, feijão, arroz, sucos e refrigerantes.

Apesar disso, é possível notar, gradualmente, uma mudança nos hábitos de consumo. É o que indica o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (21). 

Os brasileiros estão, aos poucos, deixando de consumir o tradicional prato com arroz, feijão e carne. A análise mostra que, em dez anos, o consumo de feijão caiu 18% e o de arroz diminuiu em 10%.

A ingestão de carne bovina também reduziu em todas as faixas etárias (adolescentes, adultos e idosos). Ela foi substituída por aves e suínos. 

Os dados divulgados apresentam ainda que o arroz e feijão tem uma maior adesão entre as pessoas de menor renda. Já as frutas são mais frequentes nas famílias com uma melhor condição financeira. 

O IBGE revelou também que os adolescentes consomem o dobro de sanduíches, quatro vezes mais pizzas e 20 vezes mais salgadinhos que os idosos.

Já os homens consomem o triplo de cerveja que as mulheres, segundo o levantamento. A maior parte da quantidade consumida de cerveja (51,0% do total consumido) ocorre fora de casa. 


*sob supervisão de Maria Mazzei