Correspondente Médico: O que é linfoma e qual é o tratamento para este câncer?

Médico Fernando Gomes explica quais são sintomas deste tipo de câncer

Da CNN
21 de outubro de 2020 às 10:25


 

O ator americano Jeff Bridges anunciou, na segunda-feira (19), pelo perfil nas redes sociais, que foi diagnosticado com linfoma, câncer que afeta as células do sistema linfático. "Estou começando o tratamento e vou manter vocês informados sobre a minha recuperação", diz o post.

Na edição desta quarta-feira (21) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que é este tipo de câncer e qual é o tratamento mais adequado para o tumor que atinge o sistema linfático. 

"Existem mais de 100 tipos diferentes de tumores possíveis no corpo humano e este está relacionado com as células linfoproliferativas. São tumores que não têm tratamento através de cirurgia e, sim, por quimioterapia ou radioterapia. Diagnosticado precocemente, a evolução tende a ser muito boa".

Leia também:

Aplidin: Droga contra câncer é eficaz em teste preliminar para tratar Covid-19

Correspondente Médico: O que é câncer de linfoma e qual é o tratamento adequado?
Foto: Reprodução CNN


 

Entre os principais sintomas deste tipo de câncer estão o inchaço dos linfonodos - as ínguas, febre, suor noturno, perda de peso e fadiga. "São sintomas arrastados e que mostram que alguma coisa não está muito bem na sua saúde", completa. 

De acordo com o médico, o fato do ator ter 70 anos de idade requer uma atenção redobrada. "Sempre que a gente tem uma idade avançada, isso corresponde a um risco adicional. O fato de ele ser diagnoticado precocemente, acaba sendo favorável para a própria evolução. É preciso estar atento aos detalhes", finaliza.

(Edição: André Rigue)