Teste reprova 80% das amostras em álcool em gel

Estudo é feito pela Universidade Federal do Paraná

Da CNN, em São Paulo
28 de outubro de 2020 às 16:53 | Atualizado 28 de outubro de 2020 às 20:29

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferece testes gratuitos à população para analisar a qualidade do álcool em gel que os consumidores estão usando. 80% das amostras testadas apresentaram irregularidades. 

Assista e leia também:

Por que o álcool em gel ficou grudento desde o início da pandemia de Covid-19?

O Laboratório no Departamento de Química da UFPR, em Curitiba, recebe dezenas de amostras de álcool em gel por semana para análise da qualidade.

Segundo a universidade, o serviço começou para apoiar as polícias Civil e Federal, que apuram casos de fraudes nessa indústria, e, desde agosto, foi aberto à comunidade em geral (pessoas físicas e pequenas empresas) de forma gratuita.

Para solicitar a análise, basta entregar entrar em contato pelo e-mail alcoolgel@c3sl.ufpr.br e levar uma amostra do produto à guarita do Centro Politécnico da UFPR (Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas).

Quem não mora em Curitiba pode enviar amostra pelo correio — apenas um mililitro é suficiente para o teste –, informando dados pessoais e de contato. O resultado também é encaminhado por e-mail.

(Com UFPR)