Vacina Sputnik V é 92% eficaz, diz fundo de investimento russo


Da CNN
11 de novembro de 2020 às 08:15


 

O fundo soberano russo, que financia o desenvolvimento da vacina Sputnik V contra a Covid-19, informou mais detalhes sobre o andamento dos estudos nesta quarta-feira (11) e afirmou que o imunizante apresentou uma eficácia de 92%, de acordo com resultados provisórios de testes.

Os resultados interinos são com base em informações dos primeiros 16 mil participantes que receberam as duas doses da vacina. A Fase 3 de testes da vacina desenvolvida pelo Instituto Gamaleya acontece em 29 clínicas em Moscou e vai envolver, quando terminada, 40 mil voluntários no total.

Leia também:
Rússia diz que Argentina vai comprar 25 milhões de doses de potencial vacina
Anvisa retoma análise da Coronavac hoje; decisão deve ser rápida

Funcionária mostra frascos da Sputnik V,  vacina russa contra Covid-19

Funcionária mostra frascos da Sputnik V, vacina russa contra Covid-19

Foto: Andrey Rudakov - 7.set.2020/ Fundo Russo de Investimento Direto / Reuters

A Rússia registrou a vacina para uso público em agosto. Foi o primeiro país a fazer isso, mesmo antes dos testes em grande escala, que começaram em setembro.

O anúncio acontece depois de resultados divulgados da vacina da Pfizer e da Biontech, com eficácia de mais de 90% -- segundo os desenvolvedores.

No mesmo dia em que a Pfizer anunciou seus resultados, o governo russo já havia comunicado que a Sputnik V tinha apresentado um resultado parecido.

(Edição: André Rigue)