Brasil registra mais 14 mil casos e 140 mortes por Covid-19

Ministério da Saúde avisou que não atualizou os painéis da Covid-19 por precaução devido a "várias tentativas de ataques cibernéticos"

Anna Satie, da CNN em São Paulo
15 de novembro de 2020 às 19:55
Movimento em rua comercial de Florianópolis, em Santa Catarina, em meio à pandemia de Covid-19
Foto: Eduardo Valente/Ishoot/Estadão Conteúdo (14.set.2020)

 

O ministério da Saúde registrou neste domingo (15) mais 14.134 casos e 140 mortes por Covid-19

É comum que os números sejam menores aos fins de semana e segundas-feiras por conta do funcionamento de laboratórios e secretarias da Saúde.

Ao todo, o Brasil já confirmou 5.863.093 diagnósticos e 165.798 vítimas da doença causada pelo novo coronavírus. 

Leia também:

Brasil só tem uma cidade sem caso confirmado de Covid-19

Laboratórios privados têm alta de testes positivos da Covid-19 em novembro

No boletim, a pasta alertou que não atualizou os painéis da Covid-19 neste domingo (disponíveis em covid.saude.gov) por conta de uma interrupção de alguns sistemas em precaução "devido às várias tentativas de ataques cibernéticos". 

As atualizações foram interrompidas entre os dias 4 e 11 de novembro por conta de um incidente que desconfigurou as páginas do órgão. O secretário-executivo, Elcio Franco, disse que há "indícios de ataque cibernético".

Outro órgão do governo também foi visado neste domingo. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) confirmou que houve uma tentativa de derrubar os sistemas da Corte nesta manhã. 

No dia 3 de novembro, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) foi vítima de hackers, que mantiveram posse de processos e atemorizaram peritos com um possível vazamento de dados sigilosos.