Primeira cirurgia gravada em 360° no Brasil é apresentada

A tecnologia está sendo desenvolvida para permitir que médicos possam acompanhar cirurgias remotamente, principalmente em tempos de Covid-19

Luana Franzão*, da CNN, em São Paulo
24 de novembro de 2020 às 17:50
Gravação da cirurgia apresentada em congresso
Foto: Hupes/UFBA

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/UFBA) apresentou a primeira gravação de uma cirurgia em 360° feita no Brasil, durante o Congresso Paulista de Urologia. A operação registrada foi um procedimento urinário.

De acordo com Fábio Sepúlveda, médico e coordenador da Endourologia e Litíase Urinária do Hupes, essa ferramenta pode auxiliar muitos profissionais a analisarem operações em todos os aspectos, sem depender do que o cirurgião responsável decide registrar.

"Já havia restrições para que apenas um número pequeno de médicos pudesse acompanhar cirurgias presencialmente. A Covid-19 limitou ainda mais essa restrição e acrescentou uma grande dificuldade de mobilidade. Esperamos que essa tecnologia possa democratizar ainda mais o acesso a conteúdo médico sobre técnica cirúrgica. Haverá nosso empenho em aprimorar essa ferramenta para tornar essa experiência em 360 graus ainda mais real”, disse Sepúlveda.

Leia também:
Vacina de Oxford tem eficácia média de 70%, podendo chegar a 90%
Vacinação contra Covid-19 pode começar em 11 de dezembro nos EUA
Veganos podem ter maior risco de fraturas ósseas, conclui estudo

A ferramenta foi desenvolvida em uma parceria entre profissionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e uma empresa privada.