Pfizer começa distribuição das doses da vacina nos EUA neste domingo (13)

Agência do país aprovou o uso emergencial da vacina, o que libera a distribuição. Mas a vacinação ainda precisa da aprovação final do CDC

Da CNN, em São Paulo
13 de dezembro de 2020 às 10:43 | Atualizado 13 de dezembro de 2020 às 11:01

 

As primeiras doses da vacina Pfizer/BioNtech chegaram na manhã deste domingo (13) aos Estados Unidos, após a FDA (Food and Drug Administration) ter anunciado no sábado (12) a aprovação em caráter emergencial. A CNN Brasil é a única a transmitir as imagens, captadas pela parceira CNN americana.

Até o dia 1 de Janeiro 2021, 300 milhões de doses deverão ser distribuídas a todos os centros de saúde espalhados pelos estados do país. 

Leia e assista também: 

Vacinação contra Covid-19 nos EUA pode começar nos próximos dias, diz FDA
Vacina contra Covid-19 nos EUA pode acelerar liberação no Brasil
EUA ultrapassam marca de 16 milhões de casos de Covid-19

Primeiras doses da Pfizer começam a ser distribuídas nos Estados Unidos (13 dez. 2020)
Foto: Reprodução / CNN

A fabricante criou um mecanismo para que todos os caminhões, que fazem o transporte das doses, sejam monitorados em relação à exposição de luz e temperatura. Os caminhões com as doses saíram de uma unidade da Pfizer no estado do Michigan para que a distribuição pelo resto do país comece a ser feita ainda neste domingo (13).

Os estudos apontam que a vacina tem eficácia de 95% para prevenção da Covid-19. A aplicação do imunizante — caso seja aprovada pelo Center for Disease Control (CDC) — deve começar a ser feita na população idosa norte-americana a partir desta semana e até o final do mês de dezembro, 25 milhões da doses já deverão ter sido ofertadas à população.