Plano de vacinação contra a Covid-19 é apresentado às cidades do Amazonas

Processo de imunização no estado acontecerá em quatro fases, mas a quantidade de doses será divulgada apenas na próxima segunda-feira (18)

Da CNN, em São Paulo
16 de janeiro de 2021 às 20:31 | Atualizado 16 de janeiro de 2021 às 20:38


O governo do Amazonas apresentou aos municípios do estado um plano de vacinação, nesta sexta-feira (15). A estratégia de imunização acontecerá em quatro fases, mas a quantidade de doses será divulgada apenas na próxima segunda-feira (18). 

Os grupos prioritários para vacinação são os profissionais de saúde e pessoas com comorbidades. O governo ainda revelou que possui agulhas e seringas suficientes para a primeira fase do processo de imunização.

Confira os detalhes do plano de vacinação:

Nos 62 municípios amazonenses, serão 794 salas de vacinação, 495 já ativas na rotina de serviços de saúde.

O estoque atual de seringas com agulhas é de 1.097.990 - 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios. Além disso, já foram licitados outros 1,5 milhão de kits com entrega programada para os meses de janeiro, fevereiro e março. As primeiras 409 mil unidades devem chegar no próximo dia 26.

Para a logística no estado, serão utilizados os modais aéreo, fluvial e terrestre. Vinte cidades serão abastecidas apenas por aeronaves.

Depois que o imunizante chegar ao estado, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias os locais com deslocamento apenas fluvial.

A Polícia Federal fará a escolta da vacina entre o aeroporto e o local onde será distribuída para todos os municípios. As Polícias Civil e Militar farão a segurança do imunizante, bem como dos locais de vacinação.

Segundo o governo, o plano tático deverá ser consolidado na segunda-feira (18), após a reunião dos estados com o Ministério da Saúde.

Seringas e agulhas para vacinação
O governo do Amazonas disse que o estado possui seringas e agulhas para a imunização
Foto: HVesna/Pixabay

(Publicado por Daniel Fernandes)